Sobre

Pathways to a sustainable world: EU Leadership on climate governance and green growth (EU GREEN)

A Cátedra Jean Monnet é a mais importante distinção internacional acadêmica atribuída na área de Estudos Europeus, atribuída pela União Europeia a um/a pesquisador/a por sua notória especialidade no tema. 

Em 2022, a professora Carolina Pavese foi contemplada com uma Cátedra Jean Monnet, a primeira da ESPM, com o projeto chamado EU GREEN, de vigência até 2025.  

Conduzido por uma equipe acadêmica multidisciplinar e internacional, o projeto EU GREEN visa ser um um ponto focal para o avanço de estudos, pesquisas e práticas colaborativas sobre crescimento verde sustentável, clima e energia. Concebida para gerar impacto de longo prazo, a Cátedra Jean Monnet é um catalisador para a multiplicação de outras iniciativas dessa agenda, fortalecendo a cooperação União Europeia-Brasil/América Latina. 

A estrutura do projeto “EU GREEN” possui três eixos temáticos:

(i)   mudanças climáticas e energia;

(ii)   economia circular e crescimento verde; e

(iii)   sustentabilidade.

Os seus principais objetivos são a) promover a excelência no ensino, dotando os alunos com as competências de conhecimento para reforçar os seus conhecimentos sobre os assuntos da UE; b) gerar atividades de pesquisa substanciais e supervisionadas, contribuindo para a consolidação dos estudos da UE no Brasil; c) fomentar a publicação e divulgação de trabalhos de investigação relevantes no domínio das alterações climáticas e sustentabilidade; d) aumentar o diálogo e chegar a um público mais amplo, aumentando a visibilidade do papel e das práticas da UE.

Institucional:

– Coordenadora do projeto: Dra. Carolina Pavese
– Coordenadora-executiva do projeto: Dra. Daniela Bertotti
– Diretor Nacional de Pós-Graduação e Educação Continuada: Dr. Tatsuo Iwata Neto
– Coordenadora-Geral de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu: Dra. Denilde Holzhacker