Equipe

Clique na foto para conhecer o currículo de cada profissional.

Carolina Pavese

TITULAR E COORDENADORA ACADÊMICA DA CÁTEDRA JEAN MONNET

Daniela Bertotti

COORDENADORA EXECUTIVA DA CÁTEDRA JEAN MONNET

Demetrius Cesário Pereira

Professor Colaborador

Denilde Oliveira Holzhacker

Professora Colaboradora

Frank Mattheis

Professor Colaborador

Helena Margarido Moreira

Professora Colaboradora

Henrique Pacini

Professor Colaborador

Klaus Guimarães Dalgaard

Professor Colaborador

Marcelo Rocha e Silva Zorovich

Professor Colaborador

Marcus Nakagawa

Professor Colaborador

Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics (LSE). Especialista em União Europeia, organizações internacionais, regimes internacionais (comércio e mudanças climáticas) e gênero. É professora de Relações Internacionais na ESPM, onde coordena o Núcleo de Estudos e Negócios Europeus e atua como titular da Cátedra Jean Monnet (2022-2025) da União Europeia, com o projeto EUGREEN. Dra. Pavese tem sólida experiência profissional e acadêmica no campo da política da UE, mudanças climáticas, comércio e direitos humanos, tendo passado nove anos estudando e trabalhando em organizações europeias. Sua lista de publicações acadêmicas inclui artigos e capítulos de livros sobre a cooperação bilateral da UE com o Brasil e/ou Mercosul na agenda multilateral (mudanças climáticas, comércio, direitos humanos e gênero), entre outros temas.  

Doutora em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (2014-2020), Professora na Anhanguera Educacional-LFG (2009-2017), Professora na FADISP (2014-2016) e nas Faculdades Integradas Campos Salles (2010-2014). Tem experiência em Direito Internacional Público e Privado, atuando em tais esferas como advogada, pesquisadora e docente. 

Demetrius Cesário Pereira possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), MBA em Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (2002), especialização em Direitos Humanos pela USP (2004), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Ciência Política pela USP (2013). Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde coordena o Núcleo de Estudos e Negócios Europeus. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, além de pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) na Universidade Federal do Paraná. Em 2016, atuou como pesquisador visitante na Universidade do Minho, em Portugal, e na Universidade Livre de Bruxelas (VUB), na Bélgica. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Ciência Política e atualmente pesquisa as relações entre Brasil e União Europeia.

Coordenadora Geral de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu ESPM, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios das Américas (NENAM-ESPM). Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Conselheira no Instituto de Relações Governamentais (Irelgov). Integra a rede de professores do Centro de Liderança Política (CLP). Foi Professora Visitante na Bentley University (EUA) (2007-2008). Participou do Global Fellow Program (2007-2009) do Institute for Higher Education (EUA). Integrou a equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP (1994-2012).

Frank Mattheis é pesquisador do Instituto de Estudos Comparativos de Integração Regional da Universidade das Nações Unidas (UNU-CRIS), onde coordena um grupo de pesquisa sobre governança regional. Seu trabalho trata principalmente das dinâmicas de integração regional na África, Europa e América Latina, bem como das interações entre instituições supranacionais. Anteriormente, ocupou cargos acadêmicos na Universidade de Leipzig, na Universidade de Pretória, na Université libre de Bruxelles e na Universidade de Freiburg. Frank obteve seu doutorado pela Universidade de Leipzig (Alemanha) e presta consultoria regularmente a organizações multilaterais e regionais.

Bacharel em Relações Internacionais (Universidade Estadual Paulista, UNESP), mestre em Relações Internacionais (PPGRI San Tiago Dantas) e doutora em Geografia Humana (Universidade de São Paulo, USP), com estágio de doutorado no Centro de Pesquisa de Política Ambiental (FFU) da Free University of Berlin (FUB). Coordenadora acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Professora de Relações Internacionais da mesma universidade. Tem experiência em educação, política ambiental internacional, com ênfase em mudanças climáticas, regimes e organizações internacionais, política externa e geografia política.

Henrique Pacini is an economist at UNCTAD in Geneva, working on trade & circular economy themes. Since 2019 he has been part of the core team responsible for the Sustainable Manufacturing and Environmental Pollution (SMEP) programme.  He has a degree in economics from the University of São Paulo, a M.A. in European Studies from Hochschule Bremen, and a Ph.D in Energy Technology from KTH in Sweden. He recently completed a post-doctoral fellowship at Harvard University, where he co-chaired the University’s first Circular Economy Symposium. Dr. Pacini published over 30 articles on environment, trade and development issues, and has worked for various private and public institutions.

Klaus Guimarães Dalgaard é professor adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em sua nomeação anterior, foi professor assistente de Política Internacional e Comparada na Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2016 e 2022, onde foi membro do conselho executivo comissões do Centro de Estudos Europeus da UFMG, Centro Jean Monnet de Programa de Excelência e Menor Acadêmico em Estudos Internacionais. Antes disso, de 2013 a 2015, o Dr. Dalgaard foi pós-doutorando no Centro Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atuou em dois projetos acadêmicos internacionais financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Entre 2005 e 2006, foi editor assistente no Departamento de Publicações do The Royal United Services Institute for Defence and Security Studies, em Londres. Possui um BSc (2003) e Doutorado (2012) em Relações Internacionais e mestrado em Política Europeia e Governance (2004) pela London School of Economics and Political Science, onde também foi professor assistente de pós-graduação e lecionou sobre política externa brasileira no Departamento de Relações Internacionais. Sua pesquisa enfoca a geopolítica e a governança global dos recursos energéticos, incluindo políticas ambientais e de energia renovável. Ele publicou artigos nos periódicos “Política Ambiental”, “Análise de Política Externa”, entre outros, e é autor do livro “The Energy Statecraft of Brazil: The rise and fall of Brazil’s ethanol diplomacy (2017)”, publicado pelo Ministério da Relações externas.

Faz pós-doutorado no Swiss Institute of Management and Innovation (Suiça, 2023), onde também é professor no curso de mestrado. É Doutor em Relações Internacionais (USP), com mestrados nas áreas de Administração (ESPM), Economia Política Internacional (University of Miami) e Relações Internacionais (Université Laval, Québec, Canada). Foi coordenador dos cursos de graduação em Relações Internacionais (R.I.) e Administração entre 2017 e 2022, na ESPM/SP. É professor nos cursos de Relações Internacionais, Comunicação e MBA na mesma instituição. Além da área acadêmica, trabalhou durante quase 20 anos, como executivo, em empresas multinacionais nas áreas de pesquisa de mercado, gestão de negócios e relações internacionais, com atuação principalmente em países na América Latina, no Canadá e nos EUA, além de outras experiências internacionais em países como Inglaterra, Israel e China. É membro do Grupo de Estudos e Negócios Brasil-Croácia.

Marcus Nakagawa é Doutor em sustentabilidade pela USP-EACH, mestre em administração pela PUC-SP e Graduado em Marketing e Propaganda pela ESPM-SP. Escritor, vencedor do Prêmio Jabuti, palestrante do TEDx, mentor, professor e palestrante principal sobre sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Leciona na Graduação e no programa de MBA da ESPM em temas de ESG, ética, empreendedorismo, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social e terceiro setor. CEDS – Coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental da ESPM. Na Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável, é desenvolvedor, fundador, ex-CEO e atual conselheiro voluntário. Fundador e ex-sócio da iSetor, empresa administrativa e financeira/gestão de projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Foi Gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips América Latina. Foi diretor da La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais e foi coordenador do Programa Nutrir Social da Nestlé. Criador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis ​​(www.diasmaissustentaveis.com). Autor de 9 livros e capítulos, entre eles Marketing para Ambientes Disruptivos, Gestão por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis ​​para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa em 2019.